Um terço das linhas concentra 70% dos passageiros de ônibus no Rio

Algumas das constatações da auditoria feita pela PricewaterhouseCoopers (PwC Brasil), entre 2014 e 2016, sobre o serviço de ônibus municipal do Rio de Janeiro são problemas que a maior porte dos usuários do sistema conhece bem e de perto. Uma das conclusões do estudo é que 70% dos passageiros são transportados por 33% das linhas, o que explicaria a superlotação em alguns itinerários enquanto em outros os coletivos circulam praticamente vazios.

O estudo aponta ainda que em diversas linhas a frequência mínima entre ônibus não atende a requisitos do contrato, mesmo em horário de pico, cujo tempo máximo de espera permitido é de dez minutos. O resultado disso são longos intervalos entre as viagens, queixa comum de quem usa o transporte público. A quantidade de veículos também não é cumprida pelos consórcios, segundo a conclusão da auditoria, com base num monitoramento feito pelo GPS dos coletivos. Uma das soluções apontadas pela PwC Brasil, para não prejudicar os usuários, seria ter 10% a mais de ônibus nos horários de pico ou reanalisar as regras de frequência dos veículos.

Na opinião do vereador Renato Cinco (PSOL), que teve acesso ao estudo, por meio de um pedido de inspeção extraordinária feito ao Tribunal de Contas do Município (TCM), a causa destes problemas está na ineficácia da fiscalização pela prefeitura, também apontada na auditoria. O parlamentar disse que sua equipe ainda está analisando o material recebido, que foi encaminhado à CPI dos Ônibus instalada na Câmara Municipal.

FISCALIZAÇÃO

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informou que mantém a fiscalização e o monitoramento permanente sobre cada consórcio vencedor da licitação realizada na gestão anterior.

A SMTR informou ainda que está revisando a racionalização de linhas e desenvolvendo um estudo conforme dados obtidos em pesquisas de campo, registros do 1746 e demandas recebidas pela Ouvidoria da pasta.Jornal Extra

News

Contribuições

image

Mais uma facilidade para sua empresa, a emissão de guias e boletos de guias sindicais online.

Convenções

image

Visualize e imprima as Convenções Coletivas de Trabalho, atual e de anos anteriores.

Jornal SINPOSPETRO

image

Veja todas as edições do Jornal SINPOSPETRO-RJ e fique por dentro de tudo o que acontece em seu sindicato.

Links Sindicais

Encontre em nosso site




Mais vídeos? Clique [aqui].

Somos Filiados

 A Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo
 
 A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio
 
 E a Força Sindical
 

Filie-se

Sindicalizar-se significa fortalecer-se com vista à defesa de seus interesses, sendo estes individuais e coletivos, levando em conta que o sindicato lhes faz chegar informações preciosas, que o trabalhador nunca terá acesso se estiver caminhando individualmente. É um investimento individual e coletivo.

Filie-se hoje mesmo e garanta seus direitos!